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Teste



Você é líder ou chefe?



Existem muitas maneiras de identificar o líder ou chefe, especialmente nos momentos estressantes.

A seguir, você encontrará algumas questões abordando o seu posicionamento pessoal frente a um processo de negociação, que poderão servir de parâmetro para a sua auto-avaliação, examinando sua competência e habilidade.

É importante que você marque a resposta da forma como você se percebe (não o ideal, mas sim, como se comporta), pois este instrumento poderá auxiliá-lo a notar que está atuando de uma forma, mas, pensa que está atuando de forma diferente.

A sinceridade neste momento é fundamental para que se possa, inclusive, reconsiderar alguns valores pessoais.

Marque o número indicado, à medida que a situação descrita corresponda à sua realidade. A cada questão encontramos uma escala de 1 a 5, onde deverá ser registrada sua opinião a respeito. Quanto mais próximo de 1, mostra que mais dificilmente você reage à situação, e, quanto mais próximo de 5, está indicando que você pratica a situação.

Lembre-se de que a sinceridade de um líder começa com a percepção adequada de si mesmo.

 

 
1
2
3
4
5
1. Você acredita que os fins justificam os meios?
2. Você tem absoluta certeza do que quer, transformando os seus sonhos em ações, através de metas mensuráveis?
3. Antes de um processo de negociação, você procura identificar mais as limitações da outra parte do que as suas?
4. Da mesma forma que para a questão anterior, você toma consciência de seus pontos fortes, como pessoa?
5. Ao se iniciar um processo de negociação, você entra imediatamente na discussão para não haver perda de tempo?
6. Quando você parte para uma negociação, os valores éticos e morais se apresentam como determinantes para a realização desta?
7. Você acredita que vale a pena levar vantagem num processo de negociação, em detrimento da outra parte?
8. Ao tomar decisões, você as classifica por ordem de grandeza muito importantes, importantes, sem importância ou urgentes?
9. Para tomar uma decisão, você acredita que realizar pesquisas, simular situações ou mesmo examinar possibilidades é perda de tempo?
10. Quando você decide fazer algo, você realmente faz?
11. Quando você se encontra com alguém, não se importa sobre o que a outra parte pode estar pensando a respeito de você?
12. Sabemos que a negociação começa muito antes do encontro entre as partes negociadoras. Você se prepara antes mesmo do encontro?
13. Em negociações você usa mais a intuição do que aspectos mais planejados?
14. Quando você não tem certeza sobre algo relativo a dados, por exemplo, consulta pessoas que possam informá—lo?
15. Você se sente frustrado ao ceder em alguns pontos numa negociação?
16. Você tem habilidade em reduzir a tensão entre as partes, no momento de se encontrar para negociar algo?
17. Quando você está negociando, fala mais do que ouve?
18. Numa negociação, você se preocupa com aqueles pontos que são essenciais à outra parte?
19. Quando você está no final de uma negociação, levanta pontos ou dúvidas a respeito de itens já concordados?
20. Quando você está negociando, preocupa—se em perceber novas necessidades ou prioridades da outra parte?
21. Você fica indeciso ou sente dificuldade em fechar o negócio?
22. Quando você está negociando, associa uma idéia, apresentando uma solução para a satisfação de uma necessidade?
23. Quando termina uma negociação, você só avalia os resultados quando estes foram desfavoráveis às suas intenções?
24. Quando a outra parte mostra sinais de não se importar com valores éticos e morais, você faz de conta que não ouviu?
25. Quando você não tem condições de dar a decisão final, por questão de limites de autoridade, para tentar chegar a um acordo você "concorda" para não ferir suscetibilidades?
26. Quando você encontra resistências em razão de uma experiência negativa da outra parte, mesmo sabendo que outras pessoas "pisaram na bola" você ignora este fato, encontrando outros argumentos ou inclusive assumindo o erro para tentar convencer a outra parte?
27. Quando você apresenta as argumentações, acredita que a outra parte realmente o compreendeu?
28. Você transmite à outra parte os valores nos quais realmente acredita?
29. Quando você está negociando com a outra parte, você faz mais perguntas fechadas (para obter respostas do tipo sim ou não) ao invés de perguntas abertas (que provocam o raciocínio), para que uma dada interpretação não prejudique a negociação?
30. Quando você inicia um encontro, aceita a possibilidade de fracasso?

 

Clique em calcular para verificar o número total de pontos:



Pontos positivos          Pontos negativos  

Resultado final  



Resultado

Os comentários servem apenas como um termômetro, indicando uma tendência.

+ 75
Por que você está fazendo esta avaliação?

+21 a +74
Você poderá sair-se bem como líder, mas há alguns aspectos a desenvolver.

+20 a -20
Repita esta auto-avaliação depois de realizar reflexões e mudar alguns comportamentos. Fique atento!

-20 a - 74
Volte a considerar os itens. Pode ter sido muito exigente ou pode ter identificado algumas áreas em que terá que ficar muito mais atento.

- 75
É um caso perdido!